Pages

domingo, 16 de maio de 2010


Os 10 melhores filmes da década de 2000.

19
A década de 2000 trouxe muitos bons filmes, que se enquadram em todos os tipos de gostos. Houve muitos destaques, tanto da área comercial quanto na área independente. O top 10 abaixo (apesar de criado por mim) não representa, necessariamente, meus filmes favoritos da década passada, mas sem dúvida, são algumas de suas produções impecáveis . Recomendo todos os filmes presentes aqui. Vale à pena conferir!

10- Juno (2007)
Apesar da cara de comédia romântica adolescente (sim, até os atores constituem um núcleo tipicamente 'comédia romântica adolescente', começando por Julia Stiles e Jennifer Garner) , Juno ultrapassa todas as barreiras do cliché convencional. Um filme delicioso em sua essência, desde a trilha sonora maravilhosa até a fotografia sensacional. Apesar de leve, traz consigo uma mensagem sensível, tocante e importante. Juno é, sem dúvida, um dos filmes mais bem bolados da década, e veio para quebrar todos os padrões e previsibilidades do seu gênero. Ótima pedida!


9 - Diamante de Sangue (2006)


Possuidor de um elenco extremamente competente (Leonardo DiCaprio, Jennifer Connely, Djimon Hounsou), Diamante de Sangue é um filme que será dificilmente esquecido por seus espectadores. Sua história, baseada em fatos reais, é forte, intensa e emocionante. Em Diamente de Sangue, perdoamos até os anti-heróis e seus caráteres duvidosos. Fotografia exuberante, a realidade empregada na obra é fantástica. Uma aula de História, de vida e de Cinema!


8-Volver (2006)


Apesar de ser puramente Almodóvar, Volver é capaz de agradar até mesmo aqueles que não são muito fãs do diretor espanhol. Sua história doce, involvente e traz consigo fortes traços da cultura espanhola, uma das melhores (se não a melhor) atuações de Penélope Cruz, na minha opinião. Um filme que fala a língua das mulheres, ultrapassando barreiras regionais e culturais.


7- O Curioso caso de Benjamin Button (2007)

Extremamente inovador e inusitado, O Curioso caso de Benjamin Button traz os lindos Brad Pitt e Cate Blanchett como protagonistas. Seu roteiro é puramente original, curioso, e faz jus ao nome do filme. Apesar da história curiosa e interessante, o filme traz consigo uma linda história de amor, e uma reflexão maravilhosa sobre o tempo. Longo, mas nunca cansativo. Um completo merecedor de todas as críticas positivas que recebeu ao redor do mundo!


6-Across the Universe (2007)

Apesar de ser um tributo aos Beatles, não é necessário ser admirador da banda para apreciar o filme/musical. Across the Universe traz consigo interpretações excelentes, um idealismo sensacional e uma fotografia que é uma verdadeira viagem. Across the Universe é uma máquina do tempo, que leva o espectador ao psicodelismo do final da década de 60, com direito a muitas canções, romances e revoltas. Simplesmente Apaixonante!



5-Perfume: A História de um Assassino(2006)

Há aqueles que vêem em Perfume um filme nojento e repulsivo. De fato, sua primeira impressão pode não ser muito agradável, mas a impecabilidade na qual o filme foi construido, faz dele um mito do cinema universal. Extremamente envolvente, Perfume leva os espectadores para dentro da tela, passando de um simples longa metragem para uma admirável performance cinematográfica. Ame ou odeie, mas jamais ignore-o.


4- Em Busca da Terra do Nunca (2004)


Como se não bastasse o excelente elenco (Johnny Depp, Kate Winslet), Em busca da Terra do Nunca conta com uma belíssima metáfora, aparentemente óbvia, mas que é capaz de comover até os corações feitos de pedra. Um filme memorável, delicado, doce, intenso e tocante. Daqueles que vamos querer mostrar aos nossos filhos e netos!

3- Desejo e Reparação (2007)

Desejo e Reparação é, a príncipio, mais um daqueles belíssimos filmes de época, que retratam com perfeição os costumes antigos, mas que se focam muito mais na estética do que no conteúdo. Enganamo-nos. Desejo e Reparação é um filme extremamente surpreendente, que consegue deixar o espectador boquiaberto ainda nos 5 minutos finais. É de longe dos melhores finais que já presenciei! Marvelous!


2 - Efeito Borboleta (2004)



Efeito Borboleta consegue ser mais que um filme. É um verdadeiro ícone da década. Coleciona milhares de críticas negativas e favoráveis, mas é aquela velha história: Ninguém consegue ser indiferente a esse filme. Ele cria uma intimidade entre personagens/expectador poucas vezes compreendida. Efeito Borboleta é tão singular que suas continuações foram verdadeiros fracassos. Tudo por que essa obra (que certamente será um clássico) veio primeiro!


1- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Não há quem discorde que "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" é um filme que de fato, entrou para a história. Não é sua delicadeza que faz dele uma obra excepcional, mas a mensagem aparentemente simples que está incrustada nele. Assistir Amélie Poulain, é como visitar aquele pequeno lado otimista que ainda existe dentro da gente.. É ver aquela criança sonhadora (sim, essa criança existe detro de nós) despertar, e querer dar um abraço em  cada pessoa próxima de nós. Amélie é cinematograficamente perfeito, moralmente perfeito, metaforicamente perfeito. Nada mais justo do que o primeiro lugar para essa verdadeira obra de arte!


-

Há muuuitos filmes pelos quais sou apaixonada que não postei aqui. Mas creio que ainda falarei de alguns em outra ocasião. E para vocês, qual foi o melhor filme da década passada?
Até mais!

=*

19 comentários:

L.A disse...

muito bom seu blog, tem muitos filmes ai que eu nao vi, mas pretendo ver.
parabens pelo blog, sucesso :)

Anônimo disse...

Eu tou louca para ver Juno, mas eu ainda não consegui baixar, nem locar...¬¬ eu ainda consigo! =D

Sucesso no blog

O Judeu Ateu disse...

Muito obrigado XD Seu blog também parece ser muito interessante!!!

Essa sua lista é bem melhor do que outras que eu vi por ai.....que só colocava filmes que ganharam filmes que ganharam oscar.

Diamante de sangue, Efeito borboleta e Amélie foram com certeza filmes bem mais mercantes que Quem Quer Ser Um Milionário?, ou O Senhor dos Anéis: O retorno do rei (apesar de eu gostar desses)

maris disse...

Já assisti todos e gosto muito de todos eles. especialmente desejo e reparação. tanto porque eu amo filmes desse estilo e é jane austen né.
Perfume é o filme com o final mais wtf que eu vi em toda a vida, justamente por isso tambem amo o filme.
Não é da década, mas ontem assisti A single man, e recomento porque é muito bom tambem.
beijo malu

Anônimo disse...

Cadê Mystic River, La Mala Educacion, Crash, The Pursuit of Hapiness, Clube da Luta? Wathever, para os não-cinemófilos é uma lista válida sim.

Anônimo disse...

Apesar de eu só ter visto 3 deles.
Mais, Juno é um épico, mto bom.

http://garotalii.blogspot.com/

Italo Gomes disse...

Essa decada teve otimos filmes mesmo.. Homen aranha pra min foi o melhor.

Parabens pelo Blog

http://italoopensador.blogspot.com/

xD

Unknown disse...

Eu vi quase todos e Perfume é o meu preferido! Muito bom, mesmo. Ótimo post, por sinal. :) Adorei o blog também.

Unknown disse...

eu vi alguns da lista, são excelentes
procurarei ver os demais.
desculpe pela demora :D

LarissaCavalcante ♥ disse...

Haaaa! Obrigada moça, confesso que tmbm gosto muito do teu blog, ele é super fofo.
E tmbm eu te indiquei um selo, pq a senhorita num veio pegar ainda heein???

Apareça mais vezes por lá.
Beeijo'

Juan Moravagine Carneiro disse...

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um belo filme...

abraço

Talles Azigon disse...

só tenho uma coisa a dizer sobre o que escreveu, Leonardo di Caprio competente? lol, sei que gosto é individual mas como diria uma amiga minha nunca no cabare da Borboleta

bela lista.

grandes abraços e saudades de suas visitas

Jaqueline Oliveira disse...

Tem uns aí q eu não vi, mas nessa lista ainda caberia o filme "Hotel Ruanda", maravilhoso e deveria ser destacado.O Curioso caso de Benjamin Button também é ótimo, o brad Pitt esta perfeito no personagem.

Macaco Pipi disse...

porra
na boa
JUNO É UMA MERDA
É UM TÉDIO VER ESSE FILME
ME CHATEOU MUITO ASSISTI-LO
KKK SÉRIO MESMO

agora o resto concordo!

Pierre disse...

nossa bem legal seu blog..
estou seguindo, me segue tb se nao paro de te seguir hein x)

por pierre do www.zedastirinhas.net

Roni disse...

Gostei da maior parte dos filmes da lista, mas to com a senção de q não concordo...mas sei-la, também não sei q filmes colocaria no lugar..."A Viajem de chihiro", mas este é filme, ou animação...mas tamo ai, gostei da escolha no geral.

Yordan Cavalcanti disse...

NOSSSA

discordo totalmente de você cara (foi mal )

Unknown disse...

Na maioria .. gosto dos filmes que vc citou e os acho ótimos..
Não sei bem direito pq o O curioso caso do Benjamin Button não me agradou... Foi um filme que vi e me passou em branco.. ;P

Anônimo disse...

O Caminho Para Casa (2000)
Uma Mente Brilhante (2001)
Samsara (2001)
O Fabuloso Destino De Amélie Poulain (2001)
Uma Lição De Amor (2001)
Ser e Ter (2002)
De Porta Em Porta (2002)
Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (2002)
Sob O Sol De Toscana (2003)
Meu Nome É Rádio (2003)
As Chaves De Casa (2004)
Mar Adentro (2004)
O Homem-Urso (2005)
Enquanto Houver Esperança (2005)
Um Longo Caminho (2005)
O Escafandro e a Borboleta (2007)
Conversas Com Meu Jardineiro (2007)
Vermelho Como O Céu (2008)
A Partida (2009)
Baaria - A Porta Do Vento (2009)
.
.
Abraços
Alexandre Fernandes
Meu perfil no Filmow
http://filmow.com/usuario/alex_2011
.
.