Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010


A Bela e o Príncipe

8

Todos conhecem a história de Bela, uma linda jovem do interior que se torna prisioneira de uma enorme e horrenda fera, para proteger seu pai. Acontece que essa fera não prendeu a garota sem nenhum propósito. Amaldiçoada anos atrás por um feitiço, o monstro só voltaria a ser homem se conseguisse amar alguém e fizesse a pessoa retribuir esse amor. Fera, então, colocou suas esperanças de quebrar esse feitiço na prisioneira Bela.
Grosseiro, repugnante e sem modos, Fera, a princípio assusta a frágil Bela, mas com o passar do tempo, o laço entre os dois se estreita, e eles protagonizam juntos uma linda história de amor. E como prometido, o feitiço é desfeito, e a Fera deixa a aparência de monstro terrível e se torna um lindo príncipe loiro dos olhos azuis, vivendo feliz para sempre ao lado da – igualmente linda – Bela.
Que “A Bela e Fera” é uma maravilhosa história, que marcou (e marcará) diversas gerações, todos sabemos. Ninguém ousa a diminuir o valor sentimental e ético empregado por esse lindo clássico, mas ontem, assistindo pela primeira em anos o desenho lançado em 1991 pela Disney, me perguntei: Por que Fera teve que se tornar um lindo príncipe para ser feliz para sempre? Não poderia ser feliz apenas com o esplendido fato de ter conquistado o amor de Bela sem ter que se tornar tão belo quanto ela?
Sempre fui fã da historia, e é o meu segundo desenho favorito da Disney (perde apenas para “O Rei Leão” ) mas hoje acho que a mensagem seria muito melhor transmitida se Fera não se tornasse um príncipe, e vivesse feliz para sempre com a aparência que possuía. Não estou sendo maldosa, mas seria um final muito mais significativo se Bela e Fera continuassem felizes para sempre, amando um ao outro, independente da transformação exterior de um deles. Afinal, a não e essa a mensagem principal da trama, “enxergar alem das aparências?”
Não estou, de maneira alguma, fazendo uma critica a essa animação maravilhosa. Estou apenas usando-a para ilustrar um ponto de vista que carrego comigo há algum tempo: não precisamos nos tornamos príncipes ou princesas depois que aprendemos o verdadeiro significado do amor. A verdadeira mudança acontece dentro de nós. E quando enxergamos que podemos sim ter finais felizes mesmo sendo ‘feras’, nossa evolução em algo superior ao externo se alastra consideravelmente. Já dizia Antoine Sant-Exupery : “Só se vê bem com o coração. O essencial e invisível aos olhos.”

8 comentários:

Betty Gaeta disse...

Luísa,
Além de estar seguindo vc, salvei seu flickr nos meus favoritos. Pretendo fazer uma postagem sobre a sua arte. Eu sempre dou um espaço qdo posto sobre um assunto. Como postei fotos hj, devo postar sobre literatura, filme ou outra coisa amanhã. Mas entrarei em contato para pegar os seus dados antes.
Bjkas

Betty Gaeta disse...

Se eu me lembro bem, na história original, a Fera morre no final. Walt Disney mudou o final para ser politicamente correto. A Disney fez a mesma coisa com o Corcunda de Notre Dame, outra história que não acaba nada bem.
Bjs

NeRsO disse...

muito bom o blog, parabéns!

renata disse...

sim é mesmo nem tinha reparado nisso,,,rsrsrs

se quizer me visitar fique a vontade

http://artepoesiaerock.blogspot.com

elry disse...

adorei a sua colocação sobre a fera, não necessariamente, precisar ser "bela"... e vc ainda terminou com trecho do pequeno principe... ahhh.. derreti! ;*

Juan Moravagine Carneiro disse...

Segundo algumas fontes Tim Burton teria feito um contrado com a Disney...e seu próximo trabalho seria justamente a Bela e Fera.

rayanne poletti disse...

Assistia muito quando era pequena! Deu até uma saudade hahahaha beijo!

Fabiano disse...

achei perfeita a sua colocação. acredito que a sociedade ainda vive num mundo de conto de fadas. na realidade sabemos que nem sempre os príncipes e princesas são os melhores "partidos", mas o externo ainda conta mto numa sociedade que privilegia a beleza. sinceramente não acredito que isso mude um dia. só lembrando que sherek continuo um monstro.

retribuindo a visita e comentário no meu blog.

http://blog-do-faibis.blogspot.com/